Entenda por que a GE e a Microsoft se uniram na área da Saúde.

Por: Dr. Edgar Luna.

Qualquer discussão sobre tentar melhorar os cuidados com a saúde e reduzir custos na área, rapidamente se transforma em um grande desafio. Afinal, não é o tipo de negócio que qualquer um gostaria de enfrentar.

Por isso, duas gigantes, a General Electric e a Microsoft, anunciaram  na quinta-feira 7, a criação de uma joint venture para assumir esse desafio e resgatar à saúde. “Esse setor precisa de uma plataforma Windows-like”, disse Peter Neupert, o chefe de soluções em saúde da Microsoft.

Seu comentário já transmite a intenção de dominar a área da saúde com um sistema operacional que padronizará muitas das tarefas, processos e execuções de todo um hospital, que hoje fazem vários softwares. Ou seja, criarão uma “plataforma única”, para que depois os desenvolvedores possam focar seus esforços no seguinte nível, o desenvolvimento de aplicativos.

A joint venture GE – Microsoft , ainda sem nome, pretende desenvolver um sistema para tornar mais fácil o monitoramento e gerenciamento da saúde dos pacientes, não só individualmente, mas também de populações inteiras de pacientes com condições crônicas como doenças cardíacas e diabetes.

Michael J. Simpson, executivo da GE que será presidente da nova empresa, disse que espera lançar a base para que aconteça uma revolução no desenvolvimento de aplicativos na área da saúde e assim enfrentar os custos crescentes e melhorar a qualidade na assistência. “É a comunidade de desenvolvedores que vai resolver esses problemas”.

Essa é uma grande aposta que as duas empresas estão fazendo inicialmente nos principais fornecedores de saúde, os Hospitais. A Mayo Clinic fornecerá todas as informações e suas instalações para que a nova empresa possa colocar suas tecnologias em prática.

Por outro lado, não devemos esquecer que já existem algumas importantes empresas de softwares especializadas na área da saúde, que provavelmente irão resistir a essa estratégia GE – Microsoft.

Não espere que a Epic e a Cerner, nos EUA ou a MV e a SAP no Brasil, por exemplo, mudem seus negócios para desenvolver aplicativos da plataforma GE – Microsoft. Ou será que sim?

1 responses to “Entenda por que a GE e a Microsoft se uniram na área da Saúde.

  1. Como proprietários de bens e serviços da saúde e mesmo os usuários de diversos seguimentos não queremos que exista o monopólio de serviços que não seja o nosso, entretanto, como toda inovação alguém têm que iniciar por pesquisas e atividades. Com certeza àqueles que iniciam estão à frente de qualquer empreendimento e ou contratempo. Dependendo da situação “risco calculado”.

Gostaríamos de saber sua Opinião.