10 Segredos de Líderes de Sucesso.

Adaptado por: Dr. Edgar Luna

Eleanor Roosevelt disse uma vez: “Um bom líder inspira às pessoas a ter confiança no líder, um grande líder inspira às pessoas a terem confiança em si mesmas.” Mas, tornar-se um grande líder não é fácil. Conduzir com sucesso uma equipe através dos altos e baixos no começo de um novo negócio, pode ser um dos maiores desafios que enfrenta um pequeno empresário.

Segundo John C. Maxwell, a liderança é uma das áreas que muitos empresários deixam de lado.

“Você trabalha duro para desenvolver seu produto ou serviço, você luta para resolver seus problemas financeiros, você sai para promover, divulgar e vender o seu produto. Mas você não se prepara o suficiente para liderar seu próprio time, nem para encontrar a melhor equipe”, diz Maxwell.

Eu lhes digo que, as habilidades e os talentos necessários para orientar a sua equipe na direção certa podem ser simples, e qualquer pessoa com a devida determinação e preparação pode desenvolvê-las. Aqui tem uma lista de 10 dicas extraídas dos segredos de líderes de sucesso.

1. Monte uma Equipe Dedicada. Sua equipe precisa estar comprometida com você e com seu negócio. Empreendedores bem sucedidos não só tem um bom relacionamento social e de vendas, também devem ter o know-how para contratar de forma eficaz, diz Harvey Mackay. “A ideia do negócio fantástico, simplesmente não é suficiente, você tem que ser capaz de identificar, atrair e reter talentos que poderão transformar o seu conceito em um sucesso.”

2. Seja Muito Comunicativo.  É fundamental! Mesmo com uma equipe de apenas 5 a 10 pessoas, pode ser difícil saber o que está acontecendo com cada um. Em um esforço para ser realmente comunicativa, a gestora Bates compila uma atualização de notícias semanais da empresa, ela chama de previsão de sexta-feira, e manda por e-mail para toda sua equipe. “Minha equipe sempre se surpreende com todas as notícias boas que mando a cada semana”, diz Bates. “Faz todo mundo sentir que forma parte da empresa, mesmo em tempos difíceis”.

3. Não Assuma. Quando você conduz um pequeno negócio, você pode assumir que sua equipe compreenda seus objetivos e sua missão, e de fato poderia. Mas, todo mundo precisa ser lembrado aonde a empresa está indo e que coisas vão parecer quando você chegar lá. Seus funcionários podem perguntar: “E o que tem ai para mim?” É muito importante pintar esse quadro para sua equipe. Aproveite o tempo para realmente entender as pessoas que estão ajudando a construir o seu negócio.

4. Seja Autêntico. Bons líderes transmitem sua personalidade e crenças na sua organização, Flaxington diz: “Se você for você mesmo, e não tentar agir como outra pessoa, e se rodear de pessoas que estejam alinhadas com seus valores, seu negócio tem mais chances de ter sucesso”. “Cada empresa é diferente e cada empresário tem sua própria personalidade”. “Se você é autêntico, você atrai as pessoas certas para sua organização, funcionários e clientes.”

5. Conheça os Limites. A maioria dos empresários são otimistas e acreditam que estão conduzindo o negócio em direção dos seus objetivos. mas, Flaxington diz, quem não conhece os limites é um líder míope. “Você precisa saber aonde você está indo, para ser capaz de planejar em torno dessas coisas”. “É loucura pensar que só porque você tem essa energia e entusiasmo, que você vai ser capaz de conquistar tudo. É muito mais inteligente esperar ou dar um passo para trás, do que descobrir na frente um monte de obstáculos que podem tirá-lo do caminho.”

6. Crie um “Acordo”. As novas equipes, antes mesmo de descobrir quem são, querem saber aonde estão indo, e quem vai orientá-las na sua estrada, diz Ken Blanchard. Chamar uma equipe e dar-lhe suas tarefas claras, não significa que a equipe terá sucesso. “É importante criar um conjunto de acordos que afirmem claramente o que a equipe irá realizar, porque é importante, como a equipe irá trabalhar em conjunto, para alcançar os resultados desejados”. “O Acordo fornece um registro de pautas comuns, que devem ser modificadas conforme o crescimento da empresa e/ou a mudança das necessidades da equipe.”

7. Acredite no seu TimeOs líderes empresariais devem ajudar seu time a desenvolver confiança, especialmente em tempos difíceis. Como Napoleão Bonaparte dizia: “Os líderes são negociantes de esperança”. Essa confiança vem em parte de acreditar na sua equipe, diz Maxwell. “Eu penso neles como 10, os trato como 10, e em troca, eles tentam executar as coisas como 10”, diz ele. “Mas, acreditar nas pessoas não é suficiente, você tem que ajudá-los a vencer.”

8. Divida o Crédito. Mackay diz que um bom vendedor sabe que o som mais doce no mundo é: O som do seu nome na boca de uma outra pessoa. Mas muitos empresários sentem tanto amor por suas próprias ideias, que esquecem de dividir o crédito do sucesso com sua equipe. “Um grande treinador sempre dá o crédito aos seus jogadores”.

9. Mantenha sua Equipe Comprometida. Grandes líderes dão desafios a suas equipes e as levam motivadas, diz o especialista em liderança Stephen Covey. Ele mencionou o exemplo de uma pequena pizzaria que estava matando uma cadeia grande de fast-food. O grande diferencial entre a cadeia e a pizzaria era o líder, diz ele. Toda semana o dono da pizzaria reunia seus jovens funcionários e lhes perguntava: “O que podemos fazer nesta semana que nunca fizemos antes?” E os jovens responderam: eles enviaram mensagens de texto a todos seus amigos para receber uma pizza especial, levaram a máquina de cartão de crédito para a rua e os motoristas podiam comprar a pizza nos faróis, eles carregaram uma van com pizzas e as venderam durante um jogo universitário. O dono da pizzaria nunca teve problemas com a rotatividade dos funcionários, diz Covey.

 10. Mantenha a Calma. Um empresário tem que poupar a equipe de situações alarmantes de curto prazo, diz Mackay. Isso é particularmente importante agora, porque o ambiente econômico mundial não é favorável. “Mas olhem para aquelas empresas e marcas que cresceram durante a recessão, nomes como a Apple, a GE e a Federal Express, realmente admirável”.

E com respeito a nós? Será que podemos levar esses ensinamentos à Área da Saúde?

Fonte: http://entrepreneur.com/

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